sábado, 9 de maio de 2020

Não retires de mim o teu amor

"Mas nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul, a quem tirei do seu caminho." 
2 Samuel 7:15

Observação: em outras traduções, encontramos as palavras "benignidade" e "misericórdia" no lugar da palavra amor.

Hoje quero trazer uma palavra curta sobre a importância de termos o amor de Deus em nossas vidas.

O amor é um fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:23), o que pode ficar como tema para um outro post, hahaha. Vamos à história:

O povo clamou por um rei e o Senhor ouviu o seu clamor. Saul, filho de Quis, foi o homem escolhido por Deus, revelado ao profeta Samuel que o ungiu como líder de Israel. Sobre ele, estava a promessa de que o Senhor libertaria o povo de Israel das mãos dos filisteus. 

Certo dia, Samuel trouxe a Saul uma mensagem do Senhor, dizendo que ele deveria atacar os amalequitas e destruir tudo o que lhes pertencia e que nada poupasse; mas Saul, junto do povo, poupou a Agague, rei dos amalequitas, e ao melhor do gado, não querendo destruí-lo totalmente. Então, o Senhor se arrependeu de ter colocado Saul como rei, pois ele o abandonou e não o seguiu (1 Samuel 15:11). 

Saul não só desobedeceu ao Senhor, como também não admitiu o seu erro; o que podemos confirmar em 1 Samuel 15:13: "Veio, pois, Samuel a Saul; e Saul lhe disse: Bendito sejas tu do Senhor; cumpri a palavra do Senhor".

Nós podemos perceber que o amor do Senhor foi retirado de Saul em 1 Samuel 28:6, visto que: "ele consultou o Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas". Portanto, medite e reflita comigo sobre isso: você consegue se imaginar acordando um dia sem ouvir mais a voz do Senhor? Sem ser mais usado por Ele? Sem sentir mais o Espírito Santo em sua vida te direcionando em todos os seus passos?

NÃO PERMITA QUE ELE RETIRE DE TI O SEU AMOR!


Para finalizar, deixo minhas conclusões sobre este estudo:

1. O que devemos fazer para agradar ao Senhor?

  • Devemos obedecer a Deus e à sua palavra;
  • Devemos ser humildes, sempre admitindo nossos erros;
  • Devemos confessar cada pecado que venhamos a cometer e clamar por perdão.

2. Do que devemos fugir para não sermos rejeitados pelo Senhor?
  • Da hipocrisia;
  • Da desobediência;
  • Da rebeldia;
  • Da arrogância;
  • Do pecado da feitiçaria;
  • Do mal da idolatria.

"Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura dos carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei." 1 Samuel 15:22-23

Observação: um dos significados sobre a palavra "submissão" é: "disposição para obedecer". Meu desejo é que nós possamos cada dia mais sermos servos dispostos, sempre prontos a atender a vontade do Senhor. 


Alguns versículos para reflexão:
"Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:8-9

"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." Tiago 5:16

Que Deus os abençoe!

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." Salmos 51:11